Blog

Imagem do Post

HARMONIZAÇÃO DOS AMBIENTES

Nossas emoções, humor e bem-estar são moldados pelo ambiente que estamos.

Ambientes exercem uma grande influência sobre nossa disposição. Podendo despertar sentimentos de organização, alegria, conforto ou até irritabilidade, cansaço e mau humor.

As influencias que recebemos do local em que moramos/trabalhamos promovem melhor ou pior qualidade de vida. Cada ato, cada objeto é percebido pelo nosso corpo e mente.

Quando vamos projetar, devemos estar atentos durante a visita técnica ao entorno do ambiente. Obter o máximo de informação visual, como a paisagem além da janela, a iluminação natural, as circulações, e as esquadrias, se estão sendo suficiente para a circulação natural, ou se devemos intervir ou acrescentar. Essas informações durante o processo de setorização é de extrema importância e agrega um resultado final satisfatório.

Se o entorno da edificação for urbanizado, com prédios e concretos ao redor, o ideal é minimizar esse aspecto bruto com vegetação por exemplo, incluir elementos paisagístico e uma cortina com tecidos fluidos, tem a capacidade de neutralizar e trazer calmaria ao habitante, tornando o ambiente mais agradável e confortável.

Outra dica importante durante a harmonização dos ambientes, é sempre que possível iluminar os cantos do ambiente, uma iluminação indireta através de abajur, mas se preferir um spot também é bem-vindo.

Um local harmonizado com os cinco elementos (fogo, terra, metal, água e madeira) emite um campo energético estável. Todos devem ter ouvido falar sobre o Feng Shui, uma técnica chinesa milenar, que através de suas ferramentas, promove uma harmonização e neutralização de energias positivas e negativas com o objetivo de influenciar energeticamente a vida das pessoas naquele ambiente.

Energia benéfica é tudo aquilo que transmite ânimo, motivação, alegria, segurança, que nos faz sentirmos bem .

Energia que faz mal é oposto é tudo aquilo que deprime, dá desanimo.

Uma das ferramentas do Feng Shui é o baguá, consiste em uma figura contendo um conjunto de símbolos, conhecido como trigrama. Ao centro desse trigrama temos a imagem de Yin Yang simbolizando o equilíbrio.

Ao posicionar o baguá em uma planta baixa, é possível detectar alguns pontos como; trabalho, amigos, espiritualidade, sucesso, relacionamento, prosperidade, criatividade. Todos esses pontos, apresentam também um elemento natural, como água, metal, fogo, terra, madeira.

Quando identificamos através do baguá os elementos dominantes utilizamos os neutralizantes para equilibrar, o centro é o local que mais merece atenção ele significa a estabilidade de um ambiente.

Imagem do Post

Tudo que emana uma sensação agradável é um bom Feng Shui.

Na psicologia usamos o termo ‘’arquétipo’’ uma imagem referência, para lembrar de forma inconsciente a mensagem que aquela figura transmite. Os arquétipos são métodos mentais que também, através do feng shui podem ser incluídos na decoração.

Auxilia a equilibrar a energia que circula no ambiente, fazendo com que os habitantes desse ambiente possam conectar a imagem com um propósito. Objetos de decoração escolhidos de forma inteligente e estratégica auxiliam positivamente, os aromas (aromaterapia) podem trazer uma experiência sensorial, onde o habitante sinta-se acolhido e relaxante, mas lembre-se que os aromas são muito pessoais, então na hora de escolher, opte por fragrâncias suaves que transmitem paz, os aromas intensos pode despertar perturbação, agressividade no usuário.

Outro elemento importante para a harmonização e equilíbrio dos ambientes, são as vegetações, outro termo muito usado como biofilia (a biofilia vai muito mais além do sentido de vegetação) mas que dentro de um ambiente auxilia na temperatura, retendo o calor dos ambientes, além de tornarem o local mais agradável sensorialmente e esteticamente.

Por isso a harmonização dos ambientes é de extrema importância, para transmitir aspectos de acolhimento, felicidade e criatividade.

Mas deve-se ter cuidado ao escolher plantas, energeticamente falando, não é bom o uso de plantas como cactos, por serem vegetação com espinhos, ela transmite ao morador ou visitante o sentimento de alerta, atenção, medo de se machucar, isso internamente vibra esses sentimentos que logo se expande pela casa.

Uma dica, é a escolha de vegetações, com aspectos arredondados, cores vibrantes, e frutíferas.

Que tal experimentar em seus projetos a árvore da felicidade? Aposto que você já se sentiu bem só de cogitar a ideia.

Alguns passos para harmonizar um ambiente, devem ser levados em consideração, além da iluminação e o paisagismo, é muito importante que os mobiliários estejam posicionados de maneira que não traga ao habitante, uma sensação de desconforto, fobia, ou dificuldade de circular no espaço.

A má projeção da circulação altera o humor do habitante, trazendo irritabilidade, portanto é muito importante que a circulação esteja livre e que o ambiente seja melhor setorizado.

O ambiente de entrada deve receber uma atenção, ele é o primeiro contato com a casa ou pode ser a recepção de uma empresa, sempre que projetamos esses espaços devemos lembrar de um animal mitológico a ‘’Fênix’’, em breve resumo ela nasceu das cinzas e retomou a vida, quando entramos em um ambiente devemos transmitir essa sensação no habitante, onde ele deixa para trás (fora) tudo de ruim e renasce ao entrar em um local harmonizado, tranquilo e belo.

Aconselho que busquem conhecer mais sobre essa técnica milenar, e como ela pode agregar valor e qualidade de vida nos nossos projetos.

Lembre-se: O feng shui não interfere no estilo de cada um, apenas organiza através de regras os ambientes.

Tudo que emana uma sensação agradável é um bom Feng Shui.

Energia benéfica é tudo aquilo que transmite ânimo, motivação, alegria, segurança, que nos faz sentirmos bem .

Energia que faz mal é oposto é tudo aquilo que deprime, dá desanimo.

Diferencial 3

Thamily Coreliano